Porque apostar em benefícios flexíveis para os funcionários

Atualizado: Jul 1

Mais de 85% das empresas que proporcionam liberdade de escolha de benefícios relatam aumento de satisfação dos funcionários.

Os benefícios corporativos sempre foram vistos pelos profissionais como diferenciais de peso na hora de aceitar uma proposta de emprego e como forma de valorização pela empresa para a qual trabalham, provocando sentimentos de felicidade e motivação. Por essa razão, esse mercado não para de crescer e vem se renovando constantemente. Flexibilização é a palavra de ordem do momento.


Neste artigo vamos mostrar alguns fatores que comprovam que apostar em benefícios que proporcionam liberdade de escolha ao colaborador é o investimento mais inteligente para as empresas no curto, médio e longo prazo.

1 – Em tempos de incertezas 

Vamos usar como exemplo o momento atual – a crise causada pelo novo coronavírus. Desde o início da pandemia no Brasil, empresas de todos os portes mudaram inúmeros processos, ajustaram a forma de trabalhar e produzir, além de revisar todos os investimentos e custos. E os benefícios oferecidos aos funcionários também entraram em reavaliação.


Para as corporações que adotaram o home office, benefícios como VT e VR tiveram que ser revistos, assim como os benefícios que ofereciam parcerias com academias e outros estabelecimentos que ficaram fechado durante esse período.


Mesmo antes da crise atual, algumas pesquisas já mostraram que boa parte das pessoas que recebem benefícios da empresa acabam trocando esse benefício por dinheiro, com uma perda aproximada de 20% do valor. É o caso, por exemplo, de pessoas que vendem o crédito do seu vale refeição, aceitando pagar a taxa estipulada.


Por outro lado, mais de 85% das empresas que oferecem flexibilidade aos colaboradores, relatam satisfação dos funcionários com a iniciativa. (Dados divulgados em matéria do site Forbes Brasil, em novembro de 2019).


Afinal, quando o colaborador tem o poder de decidir onde e como gastar o valor do benefício, ele tem a possibilidade de administrar melhor seus recursos e economizar dinheiro. Por isso, empresas que já apostavam em flexibilidade tiveram mais sucesso na missão de manter os profissionais engajados e motivados, mesmo com as adversidades da crise.

2 – No Home Office

Conforme a pandemia avançava no Brasil, muitas empresas se viram obrigadas a adotar o Home Office. O que muitos não esperavam é que esse modelo de trabalho daria tão certo e traria tantos benefícios para as corporações, como o aumento da produtividade dos colaboradores e economia real com o fechamento dos escritórios.


No entanto, como dito anteriormente, os benefícios oferecidos antes já não faziam mais sentido para os colaboradores. Afinal, o gasto necessário agora é para adaptar algum espaço de casa em um escritório, além dos gastos com supermercados e itens de necessidades básicas.


Para as empresas que optaram por manter o trabalho remoto até o final do ano ou, até mesmo, de forma definitiva, o ideal é contar com benefícios flexíveis que façam a diferença no salário desse colaborador, que está trabalhando de casa e, consequentemente, não utiliza mais o vale transporte e reduziu os gastos em restaurantes, por exemplo.


3 – Para atender necessidades pessoais

Oferecer benefícios como convênio médico e convênio com universidades é uma unanimidade entre os colaboradores, no entanto, nem tudo o que é oferecido faz, de fato, diferença para todos os profissionais.


Você já se perguntou, por exemplo, se tem algum profissional vegano na empresa, infeliz com a cesta de Natal que recebe todo final de ano? Ou procurou entender as diferentes necessidades que um colaborador com filhos possui em comparação àqueles que não têm filhos?


As particularidades e necessidades pessoais de cada profissional deve contar quando o objetivo é motivar e engajar. O que pode parecer um desafio enorme para empresas de grande porte é, na verdade, fácil de solucionar quando se oferece flexibilidade.


Como? Permitindo que o funcionário possa escolher o que precisa ou deseja.



Mas, afinal, o que são benefícios flexíveis?

Flexibilidade nada mais é do que a liberdade de escolha. Algumas empresas, atualmente, oferecem a possibilidade de o funcionário escolher o quanto gostaria de receber de crédito em cada um dos benefícios, selecionando aqueles que mais se adequam as suas necessidades.


Ainda assim, é fundamental que os responsáveis pelo RH façam pesquisas para entenderem o que os funcionários precisam para, então, montar o pacote de benefícios. Definir a forma de escolha e realizar a gestão dessa flexibilidade também faz parte desse trabalho.


Onde muitas empresas emperram nesse processo é no custo, que pode aumentar se não for bem planejado. O ideal é comparar o investimento atual com o investimento da flexibilização para analisar o impacto financeiro.



Um benefício que oferece liberdade de escolha não precisa custar nada para a empresa para significar tudo para os funcionários!

Ofereça aos seus funcionários uma plataforma de benefícios exclusiva, com diversas opções de produtos e serviços, com descontos reais, que incentivam a economia inteligente do salário, além de proporcionar total flexibilidade e liberdade de escolha.


A Best Off é uma empresa que veio para revolucionar o mercado de benefícios corporativos, aliando tecnologia e criatividade para oferecer aos colaboradores das empresas parceiras, produtos e serviços com até 80% de desconto e sem cobrar nada para a utilização desse benefício.


Converse com nossos especialistas e comece agora mesmo a oferecer os benefícios da Best Off para os seus colaboradores. Acesse nosso site www.bestoff.com.br ou envie um e-mail para atendimento@bestoff.com.br.



44 visualizações
CONTATO

Avenida Presidente Kennedy, 3.500
Santa Paula - São Caetano do Sul - SP
CEP: 09572-200

​​

Tel: (11) 4233-2994

atendimento@bestoff.com.br

  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos.

© 2020 por Best Off. Todos os direitos reservados.

Nome *

E-mail *