Estratégias para aumentar a conversão de vendas pela internet

Com o aumento das compras online, os fabricantes precisam se reinventar para conseguir destacar seu produto nos diversos canais de vendas.


Por conta da pandemia e com o fechamento das lojas físicas, milhares de fabricantes e lojistas encontraram na internet a única alternativa para salvar seu negócio. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), entre os dias 23 de março e 31 de maio foram abertas 107mil novas lojas na internet.


Apesar da crise imposta pelas medidas adotadas para conter o vírus, foram registrados 23,8 milhões de pedidos no e-commerce em maio, o que resulta em um aumento de 126,9% na procura por esse canal, em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo pesquisa realizada pela Compre&Confie e divulgada pelo site Money Times neste mês.


A comercialização de produtos e serviços por meio de plataformas de e-commerce e marketplace ainda não era o principal canal de faturamento de muitos fabricantes no começo de 2020, mas com as lojas físicas fechadas, vender no universo online tornou-se uma questão de sobrevivência.


Mas não basta colocar seu produto a venda. Com o fácil acesso a muitas alternativas em poucos segundos, a concorrência na internet vem crescendo cada vez mais e com ela o desafio de atrair seu consumidor e aumentar a escala do seu negócio. Por isso, preparamos algumas dicas que vão ajudar a aumentar a visibilidade dos seus produtos no digital.


Qualidade das imagens do produto e descrição


Tenha uma imagem fiel, de boa qualidade para representar o seu produto e todas as descrições necessárias de forma resumida e detalhada, como deve ser. Será a primeira impressão do seu possível comprador, que vai julgar a confiabilidade da sua loja online através desse primeiro contato visual e clareza nas informações.

Conheça seus visitantes e seu comportamento


É importante a definição da persona para saber o perfil do público-alvo, assim como conhecer a jornada do cliente - a experiência do consumidor com a marca, desde o início da sua intenção de compra até o pós-venda.


Existem ferramentas que permitem monitorar o comportamento do público, mapeando toda a jornada do consumidor, tornando possível identificar pontos de melhoria na comunicação e divulgação e, consequentemente, proporcionando a criação um planejamento de marketing mais assertivo.


Não se esqueça de salvar os contatos dos seus compradores. São informações importantes que poderão ser utilizadas para criar um relacionamento e fidelizar a sua base.

Invista na divulgação dos seus principais produtos


Não é indicado divulgar todo o portfólio. Selecione os itens com mais possibilidade de conversão em vendas e assertividade no retorno financeiro para concentrar os esforços de divulgação.


Planeje o marketing com cuidado, você pode utilizar estratégias de SEO, Links Patrocinados, e-mail marketing, Google Ads e etc. para alcançar mais pessoas interessadas no seu produto ou serviço.

Aposte no marketing de conteúdo


O marketing de conteúdo é uma estratégia que vai atrair o seu consumidor de forma espontânea, pelo valor do conteúdo que você apresenta e não pelo seu produto em si. Uma dica é pensar nas dúvidas e dores das pessoas que compram seu produto, o que elas precisam e gostariam de saber. Podem ser postados nas redes sociais ou blog, em forma de textos, infográficos, vídeos, e-book e etc.


A forma de apresentação deve ser escolhida de acordo com o público-alvo, sem deixar de lado a qualidade e relevância deste conteúdo. Além de sanar a dúvida do consumidor, irá gerar credibilidade e confiança para sua marca.

Cuide da sua reputação


Após o recebimento do produto ou execução do serviço, geralmente as pessoas têm a opção de atribuir uma avaliação em forma de nota e/ou comentário. E nessa hora é levado em consideração todo o processo de compra. A qualidade do produto, se todas as expectativas foram atendias, se o prazo de entrega foi dentro do prometido, se as dúvidas foram sanadas e houve um bom atendimento pelo vendedor.


É importante cuidar de todo o processo de venda e entregar o melhor em todos os aspectos da jornada de compra. Estar atento aos questionamentos em sites de reclamação como “Reclame Aqui” é mais um alerta para preservar sua reputação.

Diversifique seus canais de venda


Quanto mais canais de vendas alternativos ao e-commerce, maior alcance e a possibilidade de estar próximo do seu cliente. Essa variedade possibilita atingir consumidores de hábitos distintos. Uma boa escolha dos meios impacta no sucesso do negócio.


O mercado muda constantemente e as oportunidades surgem a todo momento, ainda mais dentro dos meios online. Por isso, ficar atento as novidades e inovações dessa área é fundamental para quem deseja crescer continuamente no digital.

A Best Off é a maior plataforma de benefícios corporativos do Brasil. Um conceito de negócio inovador, onde os maiores fabricantes e donos das marcas mais desejadas não precisam de intermediários para alcançar seu público alvo, além de contarem com todo suporte necessário para vender cada vez mais e melhor.


Dentre as principais vantagens oferecidas, podemos destacar:


- acesso exclusivo para colaboradores de empresas parceiras;

- consumidores qualificados de todo território nacional;

- alta taxa de conversão de vendas;

- disseminação e valorização da sua marca, com aumento do seu Market Share;

- custo zero com tecnologia e aquisição de cliente;

- risco zero de inadimplência para o seu negócio.



Quer saber como incluir seus produtos ou serviços no portal da Best Off? Acesse nosso site www.bestoff.com.br ou entre em contato com nossos especialistas agora mesmo pelo e-mail atendimento@bestoff.com.br

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