Dicas simples para melhorar sua qualidade de vida

Coloque em prática alguns cuidados com a saúde física e mental e perceba os benefícios.



Nos tempos atuais, com a rotina de isolamento social e completamente diferente de tudo o que já passamos, falar da saúde física e mental se torna ainda mais relevante. Quando falamos em cuidar do corpo e da mente, não estamos nos referindo a questões estéticas.

Essa preocupação tem o objetivo de prevenir doenças como problemas cardíacos, psicológicos, obesidade, diabete, câncer, proporcionar mais disposição e humor no dia a dia, obter uma vida mais harmoniosa e feliz, sendo o mais saudável possível.


Quem nunca se pegou sem ânimo, com muita ansiedade ou, até, com uma vontade incontrolável de comer, mesmo sem sentir fome? Alguns dos fatores agravantes para esse aumento de estresse é a nossa mudança de rotina, o medo e o distanciamento social. Mas a gente consegue, com algumas ações, amenizar os impactos desse “novo normal” que estamos vivendo.


Para que a gente possa superar tudo isso da melhor maneira possível, com menos consequências para a nossa saúde, listamos algumas dicas, que podem ser aplicadas não só nesse momento, mas na vida inteira.


- Faça atividades físicas regularmente


A maioria das pessoas está sem motivação para se exercitar, mas você sabia que o movimento gera energia? Às vezes é muito difícil começar, mas a atividade física libera os hormônios da felicidade e do bem-estar, e basta 10 minutos de exercício para que a preguiça vá embora. Especialistas orientam praticar atividade física regular ao menos 3 vezes por semana.

Com certeza existe alguma modalidade de exercício que você vai se identificar. Há muitos profissionais oferecendo aulas gratuitas em lives pelo Instagram, vídeos no Youtube, entre outras plataformas, com diferentes atividades que podem ser realizadas em casa. Além de queimar algumas calorias, você fortalece seu sistema imunológico e que ainda espanta a indisposição. Mas atenção, tome cuidado para não se machucar. Não ultrapasse seus limites.


- Exercite sua mente


Tão importante quanto manter o corpo em movimento, é estimular o nosso cérebro. Cuidar da saúde consiste em cuidar da mente, se permitir aprender coisas novas, melhorando a capacidade de atenção, concentração e memória. É preciso manter os neurônios em atividade, para não atrofiar. Assim como um músculo, quanto mais o exercitamos, mais desenvolvido ele fica.

Praticar a leitura e aprender coisas novas contribuem bastante para o bom funcionamento do cérebro e prevenção de doenças. Muitas empresas de ensino disponibilizaram cursos gratuitos na internet, para capacitar as pessoas e ajudá-las nesses tempos difíceis. Aproveite para aprender algo novo, que não precisa necessariamente ser relacionado ao seu trabalho. Ou, ainda, você pode optar por distrair sua mente com um livro sobre um assunto que te agrade.


- Durma bem


Dormir bem é uma necessidade biológica. Descansar de forma inadequada pode trazer sérias consequências para o nosso corpo e mente, como fadiga, estresse e esgotamento mental. Criar uma rotina e ter disciplina com o horário de descanso pode ser um meio de melhorar a qualidade do sono.

Especialistas indicam em torno de 8 horas por noite, para que o corpo tenha o descanso adequado. Mas isso não é uma regra, cada organismo tem uma necessidade individual. Não troque a noite pelo dia e evite o uso do celular antes de dormir. Esse hábito é um dos vilões que podem afetar a qualidade do seu sono.


- Mantenha contato com aqueles que te fazem bem


Fale com as pessoas que você ama com frequência. Ter momentos de relaxamento e descontração, dar boas risadas, falar de assuntos aleatórios aumenta a sensação de felicidade e reduz os níveis de estresse no organismo.


- Cuide da sua alimentação


Cuidado com os excessos alimentares. A alimentação tem grande influência na nossa disposição e no bom funcionamento do nosso organismo. Quanto mais alimentos gordurosos e calóricos você consumir, menos disposição você terá. Sentiu vontade de um doce? Dê preferência às frutas. E se a vontade por algo menos saudável persistir, distraia sua mente com outras atividades.

Mesmo estando em casa, faça suas refeições completas e seja regrado com horários. Abuse dos legumes e verduras, evite ingerir com frequência alimentos com muitas calorias, como fast food, doces e congelados.



- Medite diariamente


A meditação tem tantos benefícios que merece, mais para frente, um texto só para falar dela. Além da melhora na qualidade do sono, redução do estresse, bem-estar psicológico, entre outros, um dos poderes dessa prática é de acalmar, desacelerar a mente e os pensamentos, e como consequência conseguimos ter mais clareza para lidar com os problemas e a ansiedade.

Se você não tem muita prática, opte pela meditação guiada, que é quando uma pessoa te conduz e te orienta sobre onde deverá focar sua atenção durante a prática. Você poderá fazer por aplicativos (existem apps gratuitos) ou por vídeos no Youtube. Comece com 5 minutos por dia e aumente aos poucos. Você vai perceber rapidamente seus efeitos positivos no seu bem-estar, corpo e saúde mental.


- Atenção aos sinais do seu corpo


Muitas pessoas estão com dificuldade de lidar com o momento atual, de olhar para si e conseguir ter disposição para se cuidar. Um pouco de desânimo e uma vontade a mais de comer é aceitável, porém é necessário ficar atento aos excessos. Se sair do controle, se estiver muito difícil superar essa fase sozinho, busque ajuda de um profissional da saúde.

Vale lembrar que estamos tão preocupados com os sintomas do novo Coronavírus, que esquecemos o quanto podemos ser afetados por outras doenças. Por isso, se sentir que algo está errado, não hesite em procurar um médico.


- Use a tecnologia com moderação


Nada em excesso faz bem. Isso serve também para o uso de tecnologias como celular, computador e tablets. Usamos, muitas vezes, para matar nosso tempo, desperdiçamos horas que nem vemos passar. Além de causar mais isolamento, pois deixamos de dar atenção a quem está do nosso lado fisicamente, esses aparelhos prejudicam nossa capacidade de atenção e foco. Utilizá-los como distração ou hobby por alguns minutos, não tem problema algum, mas observe se não está utilizando muito do seu tempo que poderia ser mais bem aproveitado.

Todas as dicas acima estão interligadas e tem o mesmo objetivo: melhorar a qualidade de vida. Quando estamos trabalhando o corpo, trabalhamos a mente. E vice-versa.


Não vamos conseguir resolver todas as nossas angústias e questões internas de uma vez, mas podemos dar pequenos passos diariamente. O importante é começar, é fazer algo. Comece por aquilo que você acha mais interessante ou fácil e busque evoluir a cada dia. Se perceba, se observe, olhe para dentro de si e se comprometa a ser melhor a cada dia. Você vai melhorar o relacionamento consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor.


Existem coisas na vida que ninguém pode fazer por você. E essas são algumas delas. Por onde você escolhe começar?

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