D2C - Saiba porque a indústria está vendendo diretamente para o consumidor final

O mercado vem mudando muito nos últimos tempos e as empresas precisam se adaptar aos diferentes modelos de venda para se manterem presente na vida do seu consumidor.

Você já deve conhecer os tipos de comércio mais comuns no E-commerce, como B2B (Business to Business), B2C (Business to Costumer), C2C (Costumer to Costumer) e C2B (Costumer to Business). E uma das modalidades que ganhou ainda mais força durante a pandemia no mundo online, foi o comércio D2C (Direct to Costumer), que são as transações realizadas diretamente da indústria/fabricante ao consumidor final.


A grande maioria das empresas hoje já operam nesse modelo e consideram um “caminho sem volta”, com alta expectativa de crescimento contínuo e um diferencial importante para se destacar entre os concorrentes, gerando grandes oportunidades de negócio.


Uma pesquisa internacional realizada pela Salesforce em 2019, aponta que 99% dos líderes de bens de consumo já pensavam em estratégias diretas ao consumidor (D2C), e apenas 1% ainda não cogitava esse modelo de venda, que é relevante tanto para o fabricante quanto para os consumidores. Mas com a pandemia esse processo foi acelerado, se tornando prioridade para manter os negócios.


Veja como o D2C pode beneficiar sua marca e fomentar seus negócios:


- Mais proximidade com o cliente e expansão do público


O modelo permite que as empresas estejam mais próximas do seu cliente. Com isso, é possível cuidar do atendimento com mais eficiência e entender melhor suas necessidades, gerando uma grande oportunidade de estreitar o relacionamento e introduzir novos modelos de negócio;


- Fortalecimento da estratégia omnichannel


A integração das operações online e offline proporciona uma experiência mais completa para o cliente. Um trabalho bem direcionado, visando garantir uma boa experiência em todos os canais da empresa, aumenta a satisfação do cliente e faz com que a marca se destaque perante a concorrência;


- Reduz o custo e aumenta o lucro de forma contínua


Com a redução de intermediários, os custos com a operação diminuem significativamente, o que torna os preços mais competitivos. Essa realidade é ainda mais evidente no comércio online, onde não há custos altos como, por exemplo, com espaço físico, garantindo um maior retorno financeiro para a empresa;


- Aumento do Market Share


Com a diversificação dos canais de venda e maior presença no mundo online, mais pessoas têm visibilidade e acesso à marca, fazendo com que sua reputação aumente e, consequentemente, o crescimento e fidelização dos clientes.


O mundo online é um importante aliado para potencializar a estratégia D2C.


Cada vez mais a atenção do consumidor está voltada para a internet e para as facilidades e benefícios que a tecnologia pode oferecer. Dentre elas, comprar online com conforto e segurança, é um dos hábitos que cresceram muito na pandemia, fazendo com que o mundo digital tenha registrado uma evolução histórica nesse período.


De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), foram abertas 107 mil novas lojas online entre os meses de março e maio deste ano. Uma outra pesquisa, divulgada pelo site E-commerce Brasil, aponta que no primeiro semestre as vendas online tiveram um aumento de 145% comparado com o mesmo período de 2019.


Diante disso, grandes marcas, que ainda não tinham tanta relevância no online e direcionavam seus esforços apenas em vendas diretas por meio de pontos físicos, tiveram que se reinventar rapidamente e criar (ou alimentar) um canal próprio na internet para vender diretamente ao consumidor e estar mais próximo. Como resultado, perceberam que esse meio é altamente rentável, por eliminar todo seu investimento em infraestrutura física.

Investir em parcerias vantajosas é a chave para o sucesso D2C


Uma boa escolha dos canais onde as empresas querem estar é um importante direcionamento para a estratégia.


Para entender melhor, utilizaremos o exemplo da gigante Nike, que em novembro de 2019 retirou seus produtos da Amazon, a maior vitrine do mundo, ao perceber que o canal abriu uma brecha para que produtos falsos da marca fossem comercializados e parceiros não autorizados vendessem seus itens com preço muito abaixo do praticado, gerando retorno negativo para sua imagem e reputação.


Esse caso nos mostra como é fundamental saber e acompanhar como seu produto está sendo comercializado no mercado para que, de fato, a empresa obtenha todos os benefícios acima citados.


Best Off – Diversificando canais e agregando muito mais para o seu negócio


Inovação é a palavra que move a Best Off. Uma plataforma que se destaca entre as opções de venda direta com um modelo de negócio diferenciado. É um facilitador que conecta fabricantes e representantes de grandes marcas a consumidores qualificados de todo o país.

Um canal de benefícios fechado, disponível exclusivamente aos colaboradores das nossas empresas parceiras. Direcionado a um público economicamente ativo, que tem a vantagem de comprar direto do fabricante e representante das grandes marcas.


A Best Off oferece inúmeras vantagens para o seu negócio:

1 - O fabricante ou representante legal é o único vendedor da marca, não gerando concorrência dentro do canal;


2 - Cuidamos de toda parte de divulgação da marca para mais de 200 mil colaboradores por meio de ações online e offline;


3 - Acompanhamos as vendas e disponibilizamos uma equipe exclusiva para suporte;


4 - Sugerimos estratégias de melhorias para que sua marca tenha destaque, atinja e fidelize seu público.


E muito mais! Trabalhamos para beneficiar e gerar valor para todas as partes envolvidas no nosso negócio. Nossa base de colaboradores vem crescendo de forma exponencial, bem como nossas parcerias.


Faça como a Philips, Walita, Gama Italy, Mallory, Philco, Britania, Fom, Hershey’s, Multilaser, Seculus, entre tantas outras. Aumente suas vendas diretas de maneira sustentável!


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