Como será o novo normal no ambiente de trabalho

Com a retomada parcial das atividades econômicas em muitas cidades, empresas buscam métodos para garantir a segurança dos funcionários.



Algumas cidades brasileiras já começaram a adotar estratégias para o relaxamento da quarentena e para a reabertura das atividades econômicas. Aos poucos, aqueles que estavam em home office, em período integral, começam a retomar suas atividades nos escritórios. Contudo, é fato que a realidade dentro do ambiente corporativo não será mais como antes, pelo menos até a pandemia acabar. É o que estão chamando de “novo normal”.


As empresas precisarão incorporar novos hábitos e regras para preservar a saúde dos colaboradores e, consequentemente, dos seus familiares. O empregador tem a responsabilidade de implementar protocolos de segurança com o objetivo de orientar, de forma clara e responsável, quanto aos cuidados necessários para mitigar o risco de contaminação pelo novo coronavírus. Também deverão garantir que todos os colaboradores tenham acesso a essas orientações. As informações podem ser disseminadas por e-mail, treinamentos, intranet, cartazes espalhados no ambiente e etc.


Apesar de as regras poderem variar de acordo com os governos e prefeituras, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda uma série de medidas que podem ser adotadas por empresas de qualquer porte, para garantir a saúde e segurança dos profissionais. Confira:

Chegando na empresa


Uma das medidas que podem ser adotadas pelas empresas, é a medição de temperatura, logo na entrada do trabalho. Aqueles que estiverem com a temperatura acima de 37,5 graus, deverão ser orientados e impedidos de trabalhar.


Na fila do elevador ou na entrada, a distância de pelo menos 1,5m das outras pessoas deverá ser respeitada. É recomendado evitar aglomeração e não falar dentro dos elevadores, um dos ambientes com alto risco de transmissão. Se necessário, aguarde mais tempo para chegar ao seu andar com segurança.


Higienização, distanciamento e ambiente de trabalho


O ambiente de trabalho deverá ter a higienização reforçada com produtos específicos que eliminem possíveis contaminações. Os colaboradores podem ser orientados a limpar seus acessórios com frequência durante o dia e a empresa deve fornecer o material para higienização.


Nas áreas comuns e de fácil acesso deverão ser disponibilizados álcool em gel 70%. A empresa deve garantir que as estações de trabalho dos colaboradores estejam de acordo com o distanciamento social recomendado de 1,5 metros. Para locais pequenos, a recomendação é de que os colaboradores trabalhem em escala de revezamento.

Manter as janelas e portas abertas para circulação do ar é necessário! Ar condicionado e ambiente fechado aumentam o risco contaminação.


Higiene Pessoal


Oriente seus colaboradores a lavar as mãos com frequência ao longo do dia com água e sabão, e também para que evite tocar nos olhos, nariz e boca. Se precisar espirrar, o antebraço deverá ser utilizado para proteger os demais, mesmo fazendo o uso de máscara.

Somos culturalmente muito afetivos, porém, por enquanto, beijos, abraços ou qualquer contato físico devem ser evitados.


As mãos deverão ser higienizadas sempre que tocar em superfícies como botão de elevador, maçanetas, catracas e etc.


Uso de máscaras


A exigência do uso de máscara ainda permanecerá por um longo período. Todos deverão utilizar máscaras ao sair de casa e mantê-las como proteção dentro do ambiente de trabalho. Nos transportes públicos ou quando estiverem com outras pessoas, seja no ônibus fretado ou carona. Elas devem ser trocadas ao longo do dia para não perder a eficácia.


Reuniões, Visitas e Viagens


O encontro com colegas de trabalho, parceiros, clientes, fornecedores e visitantes deverão ser evitados, assim como as reuniões presenciais, principalmente se for necessário ficar menos que 1,5m de distância das outras pessoas.


Por um tempo, as reuniões por meio de aplicativos de vídeo/voz continuarão mesmo que o pessoal esteja no mesmo ambiente. Aliás, uma excelente saída de comunicação que será mantida por muitas empresas mesmo após a pandemia, pois a eficiência é a mesma e gera uma economia significativa de tempo e dinheiro.


Para trabalhos que preveem viagens, o empregador fica impedido de exigir que o funcionário se desloque a alguma área de risco, pois com essa ação, de acordo com o artigo 483 da CLT, a empresa está colocando o empregado em perigo manifesto de mal considerável.


Áreas comuns, Alimentação e Confraternizações


Sem confraternizações e cafezinho, como era antigamente. A regra de distanciamento também cabe para essas atividades. Algumas empresas estão desabilitando áreas comuns a fim de evitar aglomerações e demarcando os locais de acesso permitido.


Os alimentos não poderão ser compartilhados entre os colegas de equipe, então as comemorações e aniversários não poderão ser realizados. Em caso de empresa que dispõe de refeitório para os colaboradores, deverão adequar todos os cuidados de controle de acesso e higiene.


Monitorando a saúde dos colaboradores


Caso um colaborador apresente algum sintoma do novo Coronavírus como febre, gripe, dores no peito, o gestor deverá ser comunicado imediatamente para tomar as devidas providências, como não permitir a permanência no local de trabalho e orientá-lo sobre cuidados.


A saúde e segurança dos colaboradores devem ser prioridade número um nas empresas. A fase é de readaptação da rotina. As pessoas ainda estão abaladas emocionalmente e as empresas deverão compreender algumas dificuldades e problemas com produtividade. A readaptação será um desafio para muitos, assim como está sendo todo esse período de quarentena.


O gestor de cada área deverá se assegurar que os funcionários estão respeitando as normas de higiene. As orientações de segurança deverão ser fixadas nas paredes e relembradas com frequência.


A empresa poderá disponibilizar álcool em gel 70% individualmente e máscaras para todos os colaboradores e, se possível, apoiar com acompanhamento psicológico para o indivíduo e seus familiares.

Com cuidado e carinho vamos superar mais essa fase!

24 visualizações
CONTATO

Avenida Presidente Kennedy, 3.500
Santa Paula - São Caetano do Sul - SP
CEP: 09572-200

​​

Tel: (11) 4233-2994

atendimento@bestoff.com.br

  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos.

© 2020 por Best Off. Todos os direitos reservados.

Nome *

E-mail *