Como cuidar dos profissionais em tempos de pandemia e home office?

O papel da área de Recursos Humanos é ainda mais importante em época de crise.


Agir rápido e colocar todo o time em home office foi uma das primeiras ações de boa parte das empresas brasileiras quando a pandemia do novo coronavírus chegou ao país e quando a quarentena foi decretada pelos governos de alguns estados. Pensar sobre como manter os funcionários engajados ou como administrar o desenvolvimento dos profissionais e demais agendas veio em um segundo momento.


O estudo “RHs em Rede: Perguntas para Esse Tempo”, desenvolvido pela consultoria Wisnet e divulgado pela Você RH, entrevistou 115 diretores, superintendentes e coordenadores de gestão de pessoas de empresas de médio e grande porte e apontou que 68% priorizam criar ações de saúde para os funcionários e 52% priorizam o desenvolvimento de habilidades à distância.


Cuidar das pessoas nas empresas hoje é, mais do que antes, sinônimo de cuidar do próprio negócio. Em tempos de incertezas, medo e ansiedade, onde o estresse e a depressão podem contaminar boa parte dos profissionais, o papel do RH não só é importante como necessário. Para as empresas que colocaram todos os seus funcionários em home office, é preciso encontrar meios de estar sempre próximo. O contato frequente é o que fará a diferença nesse momento.


Exemplos que viralizaram!


Algumas empresas inovaram e aliaram tecnologia e criatividade para cuidar das pessoas que integram a companhia. A ideia aqui é compartilhar alguns bons exemplos que possam servir de inspiração para a sua empresa.


1 - Calendário de atividades diárias por vídeochamada


A Mandaê, uma startup de serviços de logística, divulgou em seu LinkedIn uma ação que une os profissionais da empresa, em vídeochamadas, para atividades diversas. Além das reuniões que envolvem o negócio, a equipe se une virtualmente para um café da tarde, para aulas de ioga, contando com professor convidado, além de Happy Hour na sexta-feira, com música ao vivo.


https://www.linkedin.com/posts/manda%C3%AA_sextou-activity-6651906724385050627-lo-3

2 – Kit de boas-vindas


Algumas empresas continuam contratando, mesmo a distância, como é o caso da TIVIT, uma multinacional brasileira de soluções digitais. Também no LinkedIn, uma das mais novas contratadas pela empresa postou a foto do kit de boas-vindas, que recebeu no portão de sua casa, no primeiro dia de trabalho, com uma carta escrita a mão. O gesto fez com que a nova funcionária se sentisse acolhida e motivada a dar o seu melhor, como ela mesma escreveu em seu post.


Outras empresas, como o ifood e a Sympla fizeram o mesmo e têm chamado a atenção nas redes sociais.


https://www.linkedin.com/posts/emanoelly-munhoz-93a09929_somostivit-vemtransformar-inspiracao-activity-6651229837337903104-g_lR


https://www.linkedin.com/posts/renan-guccione-moreira-a5970466_foodlover-activity-6652965934887690240-bw_H


https://www.linkedin.com/posts/karemandrade_sympla-familiasympla-homeoffice-activity-6655467758555328512-77kp

3 – Comunicação transparente


Em entrevista ao site Meio e Mensagem Raquel Ogando, diretora de reputação corporativa da BRF, contou que dos 90 mil colaboradores, 10 mil estão trabalhando em home office e que medidas para cuidar da saúde de todos foram adotadas. Entre elas está a criação de canais de comunicação exclusivos para abordar o tema.


Além disso, a companhia também reconhece seus funcionários por meio de mensagens de agradecimento e os mantêm informados por meio do compartilhamento de dicas para cuidados com a saúde física e mental, notícias sobre a crise e muito mais. “Dar transparência e acesso à informação é essencial. E este desafio é compartilhado com todas as lideranças. Em situações como esta, os líderes têm um papel ainda mais relevante na comunicação junto às suas equipes”, destacou a executiva.

4 – Mimos em casa


Nós, da Best Off, encontramos um meio de estar mais próximo dos nossos funcionários e entregar um mimo de Páscoa, mesmo estando todos em home office. Se não dá para entregar pessoalmente, no escritório, a ideia foi enviar um entregador.


Aproveitamos o feriado para enviar um bilhete, escrito a mão, além de um ovo de chocolate, que compramos de uma pequena empreendedora. A ação nos rendeu inúmeras mensagens de agradecimento e uma equipe ainda mais engajada, além da satisfação de ter contribuído com o pequeno comércio.


https://www.linkedin.com/posts/luiz-almeida-bb1aaa97_surpresa-chocolate-bestlovers-activity-6655571365015416832-iU1b


Mas não é preciso um feriado especial para ações como esta. Você pode enviar o bilhete e um mimo, mesmo fora de época. A ideia, afinal, é mostrar o cuidado e a preocupação com as pessoas que compõe o nosso time nesse momento de crise.


Essas foram algumas iniciativas bacanas que achamos legal dividir com vocês.


Independentemente da ação escolhida pela empresa, o mais importante é agir e encontrar meios de estar próximo do seu colaborador e apoiá-lo nessa fase. Se manter conectado, mais próximo mesmo distante fisicamente, é fundamental para superar, juntos, da melhor maneira.

Nós estamos à disposição


A Best Off é uma startup inovadora de benefícios corporativos, que alia tecnologia e criatividade para gerar relação ganha-ganha-ganha, conectando vendedores, parceiros e consumidores. Somos pessoas agindo e trabalhando em benefício de outras pessoas. E oferecer nossas vantagens aos colaboradores das nossas empresas parceiras é totalmente gratuito para os RH’s.


Quer saber mais sobre como oferecer os benefícios da Best Off para os seus colaboradores? Acesse nosso site www.bestoff.com.br ou entre em contato com a gente pelo atendimento@bestoff.com.br. Nossos especialistas estão prontos para te ajudar.

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