A importância da doação de sangue na quarentena

Os hemocentros estão com o estoque de sangue abaixo do ideal.






Com a pandemia e a quarentena nos últimos tempos, as pessoas se isolaram, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e, com isso, deixaram também de sair para doar sangue. Como consequência, os hemocentros estão com estoque abaixo do ideal. Os pacientes diagnosticados com Covid-19 não precisam de doação de sangue para o tratamento, mas é preciso para cirurgias de emergência e para o tratamento de muitas outras doenças.


O maior receio da população é a contaminação pelo novo Coronavírus e, por isso, muitas pessoas evitam a ida aos hospitais. No entanto, é fundamental destacar que a maioria dos hemocentros são separados dos hospitais principais, o que diminui significativamente o risco de contaminação. Há também cuidados extras com a higiene e limpeza para receberem os doadores. Em muitos lugares é possível agendar horário a fim de evitar aglomerações.


Nossa colaboradora, Alexandra Queiroz, fez a sua doação recentemente e compartilhou conosco como foi o processo e a importância desse ato.


“O processo é muito rápido e seguro. Pessoal preparado, atencioso para fazer o cadastro e entrevista. Depois uma picadinha no dedo para ver se está com anemia e já seguimos para doação. Antes e depois, você pode comer um lanchinho e a doação pode demorar de 5 a 15 minutos, dependendo do fluxo sanguíneo. E já acabou! Mas o sentimento de dever cumprido e, principalmente de ter ajudado vidas, ao doar sangue, é indescritível! Vamos lá, procure o hemocentro mais perto de você e ajude a salvar mais vidas! Vamos fazer a diferença em meio a essa pandemia.”


Vale ressaltar também que cada um deve fazer a sua parte e cuidar da higiene pessoal para, além de ajudar a quem precisa, proteger e cuidar de si e dos que estão a sua volta. A recomendação é utilizar máscaras e luvas, lavar as mãos com frequência e ficar atento com todas as precauções em todo o trajeto.

Iniciativas que colaboram


Diante da importância do assunto, algumas iniciativas privadas foram criadas para incentivar que as pessoas se cuidem, evitem sair de casa, mas não deixem de fazer a sua doação.

A Uber, por exemplo, está oferecendo viagens gratuitas em algumas regiões do Brasil para doadores que queiram se deslocar para os bancos de sangue. O valor da viagem é de até R$ 30,00 (cada trecho, ida e volta), e existe um código promocional específico fornecido pela empresa para essa finalidade. https://www.uber.com/pt-BR/newsroom/viagens-gratuitas-para-bancos-de-sangue/

O que é preciso para doar?


Para quem não sabe se pode ou não participar dessa corrente do bem, seguem os requisitos básicos para doação, segundo a Fundação Pró-Sangue:


  • Estar em boas condições de saúde.

  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).

  • Pesar no mínimo 50kg.

  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

  • Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação e RNE-Registro Nacional de Estrangeiro).

Outra recomendação é não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes do procedimento. De acordo com o Ministério da Saúde, os doadores que estiveram em países com transmissão local do novo Coronavírus, deverão aguardar 30 dias para doar desde a chegada ao Brasil. Aqueles que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados da doença deverão esperar o mesmo período, e quem foi infectado pelo vírus, aguardar por 90 dias.

Existem outros impeditivos temporários e definitivos que pode ser consultado no site http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao.html.


Consulte no link abaixo os endereços dos hemocentros de São Paulo, ou pesquise os locais mais próximos da sua região.

http://www.prosangue.sp.gov.br/hemocentros/



Seja um doador!

41 visualizações
CONTATO

Avenida Presidente Kennedy, 3.500
Santa Paula - São Caetano do Sul - SP
CEP: 09572-200

​​

Tel: (11) 4233-2994

atendimento@bestoff.com.br

  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
NÃO PERCA MAIS NENHUMA NOVIDADE

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos.

© 2020 por Best Off. Todos os direitos reservados.

Nome *

E-mail *